Brasão

Igreja:
Igreja Templo Sagrado onde o povo se reunia e reúne para prestar culto a Deus e à sua padroeira ( Santa Marinha), é datada de 1036, sofreu várias alterações ao longo dos anos, 1708 alteração do suporte sineiro, eliminação da porta em arco, em 1712 foi construída a sacristia lado norte e mais tarde lado sul, a casa da fábrica, contigua à capela mor. Em 1898 foi construída a torre sineira
Arco:
Passadiço histórico remonta ao século XIX serviu em tempos para ligação entre terras de várias famílias, inclusive a família que dá o nome à rua onde está situado. Manuel Francisco da Silva, ( Silva Rato)
Fonte das Águas Férreas
Fonte que remonta ao ano 1850, que se encontra situada a poente da estrada Porto-Póvoa.
Esta fonte deu nome ao lugar (Águas Férreas) e estava em actividade pelos meados do século XIX.
As nascentes destas águas que, contra a boa lógica, eram mais fortes e abundantes no Verão do que no Inverno, foram descbertas por um antigo Abade e perderam as suas propriedades curativas ao serem canalizadas para outro lugar, quando em 1863 se iniciaram as obras de aterro para a actual Estrada Nacional, em plano superior, encontrava-se 12 metros para Sul.
Estas benéficas águas eram bebidas na própria nascente, e, em certos casos, levadas em vasilhas, para casa dos padecenses.

© 2010 Todos os direitos reservados.Freguesia de Vilar de Pinheiro

Crie o seu site grátisWebnode